Material escolar

Em 2004 o Museu Municipal de Coruche iniciou a recolha de um vasto património pelas escolas primárias desativadas do concelho, constituindo-se a coleção de material escolar que integra agora o seu acervo. Dele fazem parte: mobiliário, livros da biblioteca escolar, manuais e cadernos, palmatórias, material didático, como mapas, globos, instrumentos de medida, carimbos, sólidos geométricos, etc.

Para este extenso e tão diversificado espólio, o Museu contou igualmente com inúmeras doações de particulares.

Os instrumentos aqui expostos constariam em qualquer sala de aula do ensino primário durante o período do Estado Novo, tendo sido utilizados, muitos deles, até ao presente, momento em que foram substituídos por uns mais recentes, sendo agora peças de museu.

1. Nível ou nível de bolha de ar - serve para verificar a horizontalidade de um plano; o instrumento é colocado sobre um plano e se a bolha de ar se encontrar entre as marcações significa que o plano está direito;

2. Fio de prumo - destinado a verificar a verticalidade de uma superfície;

3. Transferidor - tem como finalidade medir a amplitude dos ângulos; o seu formato semicircular permite medir até 180º de amplitude;

4. Compasso - utilizado para desenhar circunferências e linhas curvas, permite ainda definir a mediatriz de um segmento de reta; uma das hastes fixa-se (através de um prego, neste caso) e fazendo girar o topo a outra haste desenha a circunferência.

Atualizado em 27-04-2020