Material de aferição


Em 1497 o rei D. Manuel faz uma primeira tentativa de uniformizar os pesos e as medidas, pelo que manda distribuir pelo país as pilhas de pesos do padrão quintal. Mais tarde, D. Sebastião, em 1575, intenta idêntica reforma das medidas de capacidade, quando procura acabar com a utilização de diferentes unidades de medida em diversos produtos.

Contudo, somente em 1868 é determinado por decreto a utilização do sistema métrico decimal, pondo fim a um complexo e antiquado sistema de pesos e medidas.

As oficinas de aferição devem, assim, a sua criação, por um lado, à necessidade imperiosa de fiscalização e controlo metrológico nas várias unidades concelhias e, por outro, ao acompanhamento na transição entre os sistemas.

Estas oficinas tinham como objetivo principal proceder à apreensão de pesos, medidas e instrumentos do antigo sistema e aferir anualmente os instrumentos de medida dos contribuintes, como sejam os pesos e os instrumentos de pesagem (as balanças de braços iguais, automáticas e semiautomáticas, eletrónicas, etc.), as medidas de capacidade de secos e líquidos e as medidas de comprimento.

O Museu Municipal incorporou no seu acervo um conjunto significativo de equipamentos e instrumentos muito variados da antiga oficina de aferição da Câmara Municipal de Coruche. 
São exemplo as peças pertencentes à Coleção de Aferição que agora apresentamos ao público.

Coleção de pesos mínimos, utilizados para aferição nas farmácias, ourivesarias e casas de penhores, onde era necessário determinar as condições das balanças de precisão.

Atualizado em 27-04-2020