Coleções

As coleções do Museu Municipal de Coruche são constituídas essencialmente por espólio arqueológico e etnográfico que, dada a vocação do Museu e tendo em consideração a Política de Incorporações, contribuem para um melhor conhecimento, salvaguarda da identidade e singularidade cultural e patrimonial do concelho.

Já estão disponíveis online algumas das coleções. Consulte-as em 'Pesquisa Avançada'.

Aceda às coleções online clicando aqui ou clicando na imagem.

Partilha de imagens

De acordo com a definição do ICOM (Conselho Internacional de Museus), o museu é o local de eleição para preservar as memórias de uma comunidade e contribuir para desenvolver a identidade cultural local. O estudo e divulgação do património que faz parte do seu acervo são um meio de aproximar a população à sua história.

O MMC tem recolhido fotografias, algumas originais, outras em formato digital, que chegaram já nesse formato ou que foram por nós digitalizadas a partir do original, quando o doador ainda não está pronto a privar-se desses objetos de memória, mas está aberto a partilhá-los.

Essa partilha tem permitido a recolha de mais informação, mas também tem originado a que as fotografias apareçam nas redes sociais sem a menção do seu autor, da sua origem ou de onde foram copiadas. A inserção da marca d’água, como forma de as identificar, é sem dúvida um fator de ruído. No entanto, qualquer pessoa que necessite da imagem limpa para efeitos de estudo, investigação ou outro, se a solicitar, ela poderá ser facultada, alertando obviamente para a política de incorporação pela qual se rege o Museu e para as boas práticas na utilização dos recursos, nomeadamente as condições de utilização impostas pelo autor/doador e o seu uso indevido.

Como museu de território, o MMC pretende valorizar o seu património, os seus objetos museológicos, entre eles as fotografias, e procurar caminhos para a partilha destas memórias porque de nada serve conservar todas estas coleções se elas não chegarem a ver a luz do dia, se não chegarem às pessoas e contarem as suas histórias, no entanto tem o dever de salvaguardar os direitos do autor, do doador e da entidade que detém e partilha a imagem.

Atualizado em 26-02-2021