Inauguração da exposição temporária "O Povo em 1975"

Foi inaugurada durante a tarde de ontem, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal, a exposição “O Povo em 1975”, da autoria do fotógrafo italiano Fausto Giaccone, cuja objetiva registou, com rara sensibilidade, o pulsar do povo português nos dias intensos do pós-revolução.

As imagens dão rosto e corpo ao Processo Revolucionário em Curso (PREC), captando mulheres, homens e crianças em marcha, em assembleia, em trabalho... em sonho nítido. Uma galeria de retratos reais, íntimos e coletivos, que testemunham o momento em que o País inteiro experimentava, com entusiasmo e urgência, a construção da democracia.

A mostra insere-se na programação das comemorações dos 51 anos do 25 de Abril e dialoga diretamente com o debate realizado hoje no Auditório do Museu com a presença do autor e da antropóloga Paula Godinho, assim como com o mural em execução no Couço pela artista Mariana Duarte Santos, inspirado num conjunto de fotografias agora patentes.

A exposição “O Povo em 1975” é um convite à memória, à reflexão e à consciência crítica. Porque há imagens que atravessam o tempo — e continuam a falar-nos olhos nos olhos. 25 de Abril sempre.


Comentários

Não existem ainda comentários
Comentar