Escola-Museu Salgueiro Maia

Na antiga Escola Primária de São Torcato

A Escola-Museu Salgueiro Maia  (EMSM), aberta ao público desde outubro de 2009, retrata a memória dos tempos idos de escola, sob o signo da recriação de uma sala de aula do Estado Novo, e proporciona um espaço de aprendizagem e reflexão no que se refere à Educação e aos valores por ela vinculados, estabelecendo um contraponto entre o antes e o depois de Abril de 74.

A exposição estrutura-se em quatro momentos:

- A apresentação de três frisos cronológicos com acontecimentos no mundo, em Portugal e na Educação, desde o final da monarquia até à atualidade;

- O percurso biográfico de Salgueiro Maia;

- A história do ensino em São Torcato;

- A representação de uma sala de aula do Estado Novo.

As visitas deverão ser agendadas a partir do edifício sede do Museu Municipal de Coruche.

Capitão Salgueiro Maia, figura incontornável da Revolução, tendo iniciado o seu percurso escolar em São Torcato, personifica, neste contexto, o momento de viragem no percurso da História, onde o conceito de cidadania passou a ter implícito os valores de democracia e liberdade.

Num tempo analógico...

A Corda do Relógio é um documentário (no link da imagem) que contribui, numa atitude educativa, para o acesso ao património cultural, dando a conhecer o trabalho multidisciplinar, de "bastidores", que nem todos conhecem, mas que integra funções inerentes à prática museológica.

Saiba mais na primeira Newsletter de 2012.

Atualizado em 09-03-2022