Início . Núcleos


Tertúlia do Toiro Bravo 

No âmbito das Tertúlias do Núcleo, no passado dia 16 de Março realizou-se a tertúlia dedicada ao Toiro Bravo, moderada por José Cáceres, responsável pelo programa Arte & Emoção, e que contou com a participação dos ilustres oradores João Santos Andrade (Associação Portuguesa de Criadores Toiros Lide/Ganadaria Prudêncio), João Folque de Mendoça (Ganadaria Palha) e António Francisco Teixeira (Ganadaria Veiga Teixeira).

Correspondendo inteiramente às expetativas, os oradores convidados levaram-nos primeiramente a viajar pelo universo da criação do toiro bravo, desde o seu nascimento até ao momento da lide em praça, para depois, numa conversa extremamente aberta e franca, partilharem com todos os presentes as suas ideias sobre os métodos e práticas no campo e na praça, bem como as suas reflexões face ao momento atual da tauromaquia e expetativas relativamente ao futuro da festa.

Da parte do público registámos com agrado o interesse mostrado perante a temática tratada, manifestado não só pela atenção prestada às intervenções vindas da mesa, mas sobretudo pela participação ativa na conversa que contribuiu grandemente para a excelente dinâmica com que decorreu esta primeira sessão tertúliana.



alt

Os oradores, da esquerda para a direita: António Francisco Teixeira, João Folque de Mendoça, José Cáceres e João Santos Andrade


Tertúlia do Cavalo de Toureio

A segunda Tertúlia do Núcleo teve no Cavalo de Toureio o mote para um serão bem passado.

O cavalo enquanto veículo para o Homem desenvolver a arte do toureio foi o ângulo de abordagem estimulado pelo moderador João Queiroz.

Inicialmente assistimos à apresentação genérica da metodologia adoptada no âmbito do estudo sobre o Cavalo Lusitano que a equipa de trabalho do Prof. Dr. José Fragoso de Almeida está agora a começar.

Depois partilhámos os conhecimentos e pontos de vista dos cavaleiros tauromáquicos presentes, António Telles e Ana Batista, que se expressaram de acordo com as suas largas experiências e vivências diárias no trato com os cavalos de toureio.

Uma vez mais, o público correspondeu positivamente mostrando-se bastante interessado e interventivo.


alt

Em cima, da esquerda para a direita: José Fragoso de Almeida (Prof. Universitário / ESACB); Ana Batista (Cavaleira tauromáquica); o moderador João Queiroz (Jornalista / Novo Burladero); e António Telles (Cavaleiro tauromáquico).


alt




Tertúlia da
Tauromaquia: Património Imaterial

No passado dia 6 de Abril, decorreu a Tertúlia do Núcleo sob o tema Tauromaquia: Património Imaterial, que contou com a participação de mais um excelente painel: Diogo Costa Monteiro, Elísio Summavielle, Dionísio Mendes (moderador) e Luís Capucha.

Realçamos a ideia generalizada da importância de se avançar decididamente com o projeto de registo da Tauromaquia no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, procedimento que, no contexto atual, se torna de grande importância para a sua blindagem jurídica e garantia de “salvaguarda” nos termos definidos pela Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial subscrita por Portugal junto da UNESCO.


alt

Os oradores, da esquerda para a direita: Diogo Monteiro, 
Elísio Summavielle, Dionísio Mendes (moderador) e Luís Capucha
 


Tertúlia: Matador de Toiros: Que futuro em Portugal? 

No passado dia 20 de abril realizou-se a última das Tertúlias do Núcleo programadas para este ciclo.

Matador de Toiros: Que futuro em Portugal? foi o tema tratado neste serão. No painel tivemos a colaboração de Maurício do Vale, que moderou, e dos conhecidos Rui Bento Vasques e António Ferrera.

Assunto de extraordinária importância no contexto atual da tauromaquia nacional, foi discutido de forma séria e aberta pelos convidados e mereceu grande atenção do público presente, que evidenciou o gosto pelo toureio apeado e não deixou de manifestar o desagrado generalizado face aos poucos espetáculos que se têm vindo a registar em Portugal e, nomeadamente, em Coruche, onde as corridas mistas tiveram já uma forte tradição no passado.

 

alt

Os oradores, da esquerda para a direita: Antonio Ferrera, Maurício do Vale (moderador) e Rui Bento Vasques

alt

O coruchense Manuel Badajoz juntou-se numa foto para a posteridade

Actualizado em Terça, 08 Maio 2012 15:56