Início . Exposições . Bienal de Artes Plásticas

Bienal de Coruche l 2017 - Percursos com arte

Está em preparação mais uma edição da Bienal de Coruche – Percursos com Arte.

Em 2017 voltaremos a incidir na abordagem artística da Instalação. À semelhança do que tem acontecido é objetivo deste concurso intervir num percurso urbano de cariz rural pré-estabelecido, onde as obras selecionadas tenham, nas suas variadíssimas formas de expressão, um impacto e uma presença significativa no meio e lugar escolhido. Com esta edição, em termos temáticos, pretende-se reforçar a articulação entre a obra e o contexto da sua inserção, criando uma simbiose entre a obra artística e o espaço que a envolve. O percurso desvia-se, nesta próxima edição, para o rio e a sua margem direita, a jusante do centro da vila, com um possível apontamento na entrada poente/oeste do centro histórico. A relação com os valores urbanos e arquitetónicos permanece de forma mais discreta, no entanto o olhar não se consegue abstrair das infraestruturas que paralelamente o acompanham acrescentando uma mais-valia ao estímulo dos artistas.

alt

As datas que importam, conforme os pontos 11, 21 e 23 das Normas de Participação, são:

• entrega das propostas até ao dia 25 de agosto de 2017;
  • nos primeiros dias de setembro faz-se a avaliação e informam-se os participantes;
  • os projetos selecionados serão concretizados entre os dias 25 a 29 de setembro 2017;
  • a inauguração será a 30 de setembro.

Tendo em conta que estamos com uma amplitude temporal ainda grande pode haver pequenas alterações nestas mesmas datas.

Contamos, desde já, com a vossa participação neste concurso que cada vez mais tem vindo a cimentar-se no panorama artístico do país.

Normas de Participação

Percurso

Bienal de Coruche l 2015 - Percursos com arte

Após a avaliação dos projetos a concurso na manhã de sábado, dia 26, o evento foi inaugurado pelas 15h30 no auditório do Museu Municipal, com a apresentação geral do projeto.

A Distinção Bienal de Coruche foi para a peça Sorria, de Cláudio Garrudo. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, a Quercus Carbonis, de IPU COLLECTIVE e Espigar, de Ester Monteiro.

alt alt alt

O espetáculo de abertura "Coruche meets POP ART" esteve a cargo da Associação Cultural Conta Cenas em co-produção com os Caducado Associação Cultural. A visita ao percurso começou pelo mural "Vigilantes" dos ARM Collective (obra em curso), Praça da Liberdade "Vestida de Lobeira", Espaço Malhas na Galeria do Mercado Municipal, obras a concurso e exposição de fotografia sobre Coruche no percurso delineado no centro histórico da vila.

A todos reiteramos o convite de uma visita a Coruche. Participem dos Percursos com arte e do programa que que aqui apresentamos:

Percurso

Catálogo

Normas de Participação

Mais informações no blogue Bienal de Coruche.

alt

Consulte aqui o histórico das bienais realizadas desde 2003