Início . Exposições . Bienal de Artes Plásticas

V Edição da Bienal de Coruche - Percursos com arte

Aconteceu de 28 de setembro a 13 de outubro (cartaz)

Chegou ao fim mais uma edição da Bienal de Artes Plásticas de Coruche.
Nesta edição deu-se expressão a uma nova forma de abordagem artística – a Instalação –, a qual pretendeu criar maior impacto junto do público, definindo a rua como espaço expositivo, num percurso que integrou o Centro Histórico.

Recordamos que foram apresentados 50 projetos a concurso, de 35 artistas nacionais e estrangeiros, tendo o júri selecionado 10 cuja lista se apresenta e que foram concretizados pelas ruas do Centro Histórico, Jardim 25 de Abril, Parque do Sorraia e Mercado Municipal.

Listagem dos projetos selecionados:

André Banha – Segurei-te o pôr do Sol
Andreia Santana – Playground: requisitos para uma superfície de queda I
António Barros – autofA(l)gias
Catarina Nunes – Contaminação onírica
Jorge Francisco – O casulo. «A metamorfose»
Leonor Antunes – Toco-te
Marta de Aguiar – Pasto e repasto
Miguel F e Andreia Ruivo – Do admirável mundo dos distraídos para querida rua dos outros
Paulo Almeida – Cabeça de vento / Cabeça perdida
Susana Aleixo Lopes – Sente

No dia 28 de setembro, data inaugual, o júri de premiação reuniu e distinguiu as seguintes Instalações:

• Distinção Bienal de Coruche-Percursos com Arte - Segurei-te o Pôr-do-Sol de André Banha
  • Menção Honrosa Toco-te de Leonor Antunes
  • Menção Honrosa Pasto e Repasto de Marta de Aguiar
  • Menção Honrosa Do Admirável Mundo dos Distraídos para a Querida Rua dos Outros de Miguel F e Andreia Ruivo
Foi ainda atribuída a Distinção do Público, no dia 04 de outubro, através de voto online no facebook, a Instalação Pasto e Repasto de Marta de Aguiar

Paralelamente, a criação de um projeto complementar – Envolvências locais –, que transformou as ruas da vila numa enorme galeria de arte, permitiu ao público aceder às mais diversas obras produzidas por 40 artistas coruchenses, ou que de alguma forma estavam ligados a Coruche através da arte, e que foram complementadas pelos trabalhos de mais de 300 munícipes.

Consulte aqui o histórico das bienais realizadas desde 2003

Actualizado em Segunda, 04 Novembro 2013 16:17