Fundo Armando Lizardo

Armando Satyro Lizardo, filho de coruchenses, nascido a 12/01/1881, em Lisboa. Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde tirou a “Carta de Bacharel” em 1905-1906. Ocupou o cargo de Sub-Delegado da Procuradoria Régia, em Almada, e Ajudante da Conservatória, Ajudante de Notário, em Lisboa, e Conservador na Comarca de Aviz.

Vem viver para Coruche, depois de casar com Maria da Natividade Ribeiro Telles, coruchense e possuidora de propriedades em Coruche e na Erra.

Era um filantropo e um bibliófilo, dando o seu apoio a várias instituições de caridade. Além disso, fundou, em 1929, o jornal “O Sorraia” que publica quinzenalmente. A sua biblioteca particular é grande e muito diversificada, encontrando-se actualmente na Biblioteca Municipal de Coruche.

O Fundo existente no Museu é constituído por cerca de 80 peças, que pertenceram a Armando Lizardo, oriundas de África, tais como armas, objectos de adorno e culto, não tendo sido, até à data, alvo de estudo.
Actualizado em Quinta, 05 Agosto 2010 10:53